Home Maranhão São Luís São Luís ainda não atingiu meta de vacinação contra a gripe

São Luís ainda não atingiu meta de vacinação contra a gripe

São Luís ainda não atingiu meta de vacinação contra a gripe

Teve início no dia 23 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe). Em São Luís, a vacina está disponível em todos os postos de saúde. A orientação é que as pessoas a levarem o cartão de vacina aos postos e, no caso de pacientes com doenças crônicas, é necessário apresentar comprovação. A meta é vacinar mais de 230 mil pessoas que estão nos grupos de risco.

O secretário de saúde do município, Lula Fylho, fez um alerta sobre a população de risco. “Estamos com índices muito baixos, agora que atingimos 40% da meta do público-alvo, mas vamos tomar algumas medidas para que possamos avançar nesses números e ter maior cobertura”, explicou.

A prevenção é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Neste ano, em todo país, até 1º de junho, a meta é vacinar 54,4 milhões de pessoas. A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B, e tem eficácia de seis a 12 meses, sendo contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina e crianças menores de 6 meses de idade