Home Notícias Educação Alunos do IFMA vencem Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do IFMA vencem Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do IFMA vencem Mostra Brasileira de Foguetes

Quatro alunos do primeiro ano do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão Campus Rosário conquistaram o primeiro lugar na Mostra Brasileira de Foguetes, realizada na cidade de Santa Rita, no dia 19 de maio. A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

O professor de Física, Ricardo Magalhães, orientou a equipe do IFMA que venceu a competição, e comentou que eles já haviam participado do lançamento de foguetes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. “coordenei uma oficina de lançamentos de foguetes aqui no IFMA, e eles usaram o conhecimento adquirido na oficina e a prática da Semana Nacional para a mostra deste ano. A conquista é fundamental porque demonstra que vale a pena se esforçar honestamente. Os alunos estão empolgados para participar de outros eventos similares”, confessou o professor.

Os alunos que integraram a equipe do IFMA foram Penélope Salamew da Soledade Lopes, Kayllo de Sousa Silva, Rauanderson Muniz e Thiago Martins Marques. “É bastante honroso destacar a importância de participar de eventos de grande porte como esses. Podemos ver o entusiasmo dos alunos tanto da rede municipal quanto os convidados de outras escolas ou instituições, como foi o nosso caso, representando o IFMA.  Quebramos algumas barreiras, pois estivemos no evento, mesmo que estrutura ideal, e levamos o primeiro lugar. Estou bastante feliz por ter representado tão bem o IFMA, numa disputa direta entre 9 equipes, contou Kayllo.

Kayllo de Sousa Silva, Rauanderson Muniz, Thiago Martins Marques e Penélope Salamew da Soledade Lopes foram os vencedores em competição nacional.

 

Confira os resultados:

  • NÍVEL 3 (ensino fundamental)
5° – E.M Fernando Cardoso
4° – E.M Pedro Mendes
3° – Colégio Militar Orlando Gasileu
2° – E.M Antonio Costa Ribeiro
1° – E.M Sebastiana Diolinda Carvalho
  • NÍVEL 4 (ensino médio)
4° – IEMA Up BACABEIRA
3° – IEMA Up SÃO LUIS
2° – IEMA Up SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
1° – IFMA Campus ROSÁRIO

Saiba mais

A MOBFOG é um evento realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio de todo o território nacional, e tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas e instituições voltadas para a área.