Home Notícias Ministro conselheiro da Embaixada da França fala sobre parceria em São Luís

Ministro conselheiro da Embaixada da França fala sobre parceria em São Luís

Ministro conselheiro da Embaixada da França fala sobre parceria em São Luís

A Prefeitura de São Luís em conjunto com o Governo do Estado recebe a Visita Oficial do Ministro – Conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou. O objetivo da visita é estabelecer parcerias entre entidades governamentais e não governamentais da França e do Brasil.

O ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, ressaltou as peculiaridades existentes entre São Luís e a França e a importância da parceria para o desenvolvimento local e o estreitamento dos laços entre a França e a capital brasileira que foi fundada por franceses.

“São Luís é uma cidade bem particular para os franceses e que tem um lugar especial no coração de todos nós, por isso começamos nossa visita ao Nordeste pela capital maranhense. Iniciamos nesta reunião as primeiras conversações para levantarmos as prioridades apontadas pelo município nas áreas que pretende realizar projetos em parceria com a França, dentro do leque de possibilidades de investimentos que temos para desenvolver. O nosso interesse é colaborar com essa cidade que muito significa para nós e estreitar os laços no âmbito da cooperação e do desenvolvimento, visando ações de estímulo do turismo, da cultura, da educação com ênfase para o intercâmbio de estudantes de ambos os locais”, disse Gilles Pecassou.

O ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, também destacou o interesse em parcerias com os estados do Nordeste, “sobretudo com a capital maranhense, que possui grande potencial turístico, econômico e bastante afinidade com a França, sendo a prioridade dentre as demais cidades da região”. O diplomata pontuou ainda o interesse dos franceses em conhecerem regiões com as quais têm relação e afinidades, referindo à colonização e influência francesa na capital.

“São Luís é uma cidade que sempre terá lugar especial para a França, dada a sua origem histórica e com a qual temos grandes possibilidades de acordos de cooperação”, observa o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges. A AFD é uma estrutura do governo francês, voltado para a cooperação financeira com o setor público de outros países. As atividades no Brasil iniciaram em novembro de 2007, com a abertura de uma representação em Brasília. A agência possibilita empréstimo para executar projetos de desenvolvimento sustentável.

A agenda da comitiva francesa em São Luís prevê encontros com representantes das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Segurança Pública (SSP) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), para avanços na agenda de cooperação técnica. A comitiva francesa permanece na capital até esta terça-feira, 22.

O ministro conselheiro da Embaixada da França esteve hoje no estúdio do Bom Dia Maranhão para falar sobre a visita à capital maranhense. Confira: