Home Maranhão São José de Ribamar Embarcação com refugiados chega em São José de Ribamar

Embarcação com refugiados chega em São José de Ribamar

Embarcação com refugiados chega em São José de Ribamar

Neste sábado (19), uma embarcação com 25 refugiados chegou em São José de Ribamar. Ao tomar conhecimento do caso, a Capitania dos Portos solicitou apoio do Comando Tático Aéreo (CTA), da Polícia Militar do Maranhão, a Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Também foi acionado o Plano de Apoio Mútuo, para efetuar o resgate da embarcação.

Segundo informações da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), os refugiados, de várias etnias, chegaram junto a dois brasileiros em um catamarã, que foi recolhido e está com a CPMA. O grupo foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento e depois seguiu para um ginásio em São Luís. Eles ficarão sob a guarda da polícia, que deve tratar das questões de imigração.

Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades atinentes ao caso em tela”, aponta nota da Capitania dos Portos.

Em sua conta no Instagram, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) apontou que o Governo do Estado montou uma operação conjunta com a Polícia Federal para receber os estrangeiros, que vem de Senegal, Nigéria e Guiana.

Segundo a Secretaria, a Polícia Federal irá averiguar possíveis ocorrências de crimes praticados contra tais estrangeiros relacionado à sua vinda ao Brasil e avaliar a situação jurídica dos mesmos no Brasil.