Home Cultura Programação do Sesc Amazônia das Artes traz espetáculo “Olhai por Nós”

Programação do Sesc Amazônia das Artes traz espetáculo “Olhai por Nós”

Programação do Sesc Amazônia das Artes traz espetáculo “Olhai por Nós”

As perguntas estão presentes na vida de todas as pessoas, levando-as a buscar diferentes caminhos, a fim de solucionar ou confortar suas inquietudes ou de apenas questionar a existência. Como você busca a sua identidade? Como você se conhece ou reconhece dentro dos seus instintos? Até que ponto você consegue controlar sua ira? Seu ego? Esses são questionamentos que o espetáculo “Olhai por Nós” sugere ao público. O espetáculo integra a programação do Sesc Amazônia das Artes e será apresentado nesta quinta-feira (17), a partir das 20 horas, no Teatro Alcione Nazaré. A entrada é gratuita.

Envolvendo dança, teatro e música, os artistas compartilham um processo que existiu para além do ambiente de ensaio. Durante todo o processo de criação, cada um se deparou com algo que era presente no seu “eu”, e precisou passar por uma privação ou obrigação. Essa pesquisa existiu como proposta a uma vivência intensa da temática, o que objetivava fluência e sinceridade à construção artística e estética.

Imagem: divulgação

Na cena, a companhia utiliza instrumentos musicais e objetos diversos (manipulados e no cenário), todos acrescentando, sugerindo ou compondo significados. O espetáculo conta com música ao vivo, atuação e coreografia, englobando com isso, diversos segmentos da arte. A ideia foi usufruir da liberdade que há no diálogo entre as artes, e na potência de seus recursos, para concretizar melhor a proposta. Para isso, contamos com quatro direções, que são: a de Fernanda Vianna, na dramaturgia do gesto; Marco França, na direção musical; Vinícius Della Líbera, na direção de formas animadas; e João Vicente, na direção artística e coreográfica.

O espetáculo cênico-musical “Olhai por Nós” tem duração de uma hora e vai à cena com a proposta de reflexão. O movimento está presente na história da humanidade, na busca pelo que constitui o cerne de nossa existência. As perguntas costumam nortear esse “mover-se”.

Espetáculo Alice

Nesta quarta-feira (16), às 15h30, o Sesc Amazônia das Artes traz uma programação no Teatro Alcione Nazaré, o espetáculo teatral “Alice”, do Grupo Faces Jovens, do Mato Grosso. Entrada gratuita.

O enredo apresenta a história de Alice, que não se vê como Fernando e, quando começa a ir para a escola com roupas com as quais se identifica, sofre violência de alguns alunos. Os educadores ao invés de mediar uma conscientização sobre o assunto se omitem e não podem e/ou não querem discutir gênero.

A trama se desenvolve no ambiente escolar, onde as relações sociais são muito tensas e onde se estabelecem vários tipos de contradições demonstradas por meio do preconceito. E nesse contexto que Alice vive as descobertas da adolescência e das fronteiras de seu próprio corpo e luta pelo direito de ser feliz.

A classificação é de 14 anos e a duração é de 50 minutos.