Home Maranhão Imperatriz Imperatriz terá estacionamento rotativo pago em ruas do Centro

Imperatriz terá estacionamento rotativo pago em ruas do Centro

Imperatriz terá estacionamento rotativo pago em ruas do Centro

Em Imperatriz, o Decreto Municipal nº 17 regulamenta a Lei Municipal 1.703, que dispõe sobre a instalação de estacionamento rotativo pago, a Zona Azul, em algumas ruas do Centro da cidade. De acordo com a lei, a determinação de cobrança tem o intuito de organizar o trânsito dos veículos motorizados nas áreas de maior movimentação nos espaços públicos.

A partir da instauração da Zona Azul nas ruas definidas pelo município, motoristas devem pagar pelo período de 1 hora, R$ 2 no caso de carros de passeio e veículos comerciais leves e R$ 1 para estacionar motocicletas. As tarifas vão variar de acordo com o período de tempo do veículo no local. Estima-se que a disposição de vagas no novo sistema de estacionamento pode ser até 2 mil, podendo chegar a 7 mil vagas.

Para o mototaxista Geanio dos Santos, a utilização do dinheiro arrecadado deve ser melhor explicado para a sociedade. “O correto é cobrar e investir na sinalização de trânsito, pois é muito precária em Imperatriz”, explanou Geanio. Porém, alguns motoristas não concordam com a ideia de pagar para estacionar em vias públicas, como o empresário, Marcelo Lacerda. “Acho uma medida errada, já pagamos impostos caros, como o IPVA”, declarou.

O Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), Victor Amorim, informou que a prestação do serviço de cobrança está em processo licitatório e a previsão para que a contratação de uma empresa aconteça é de até seis meses. “A expectativa é que consigamos fazer uma gestão melhor do trânsito da cidade e promover uma rotatividade maior de veículos estacionados nos espaços públicos”, declarou Victor.