Home Cultura Festejos juninos têm início em São Luís neste mês

Festejos juninos têm início em São Luís neste mês

Festejos juninos têm início em São Luís neste mês

Em São Luís, a abertura oficial do São João do Maranhão está prevista para o dia 25 desse mês, às 20h, com a Festança Junina no Ceprama, no Anel Viário. Apresentam-se os bois Barrica e de Guimarães, Santa-Fé, Maioba e Boi de Axixá e ainda terá o show ‘Amos do Munim’, com Osvaldo Preto e Manequinho.

No dia 26 (sábado), terá os bois de Maracanã, Nina Rodrigues, Pindoba, Meu Tamarineiro e Boi Boa Hora dos Pachêcos, e shows com César Nascimento e Gabriel Melônio. Já no dia 27 tem bois de Ribamar, Pirilampo, Lendas e Magias, Morros e Boi de Presidente Juscelino. No Salão de Forró todo dia tem Andrezinho e os Brotos do Forró, Cambada do Forró e Inaldo Bartolomeu.

Imagem: divulgação

São João de Todos

Também haverá uma prévia do São João de Todos, promovido pelo Governo do Estado. A programação começa na sexta-feira, 1° de junho, a partir das 18h, em dois circuitos oficiais, no Canto da Cultura (Praia Grande) e no Espigão Costeiro (Ponta D’Areia), em São Luís

O clima do São João será apresentado pelos já tradicionais grupos juninos de São Luís. Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Quadrilhas e demais manifestações do folclore maranhense.

As apresentações serão às sextas-feiras, nos dias 1° e 8 de junho, no Canto da Cultura, e aos domingos, dias 3 e 10, no Espigão Costeiro. “Os arraiais oficiais começam no dia 15 de junho, mas vamos realizar prévias desde o dia 1° para que os ludovicenses e turistas já sintam a vibração dessa festa tão encantadora”, ressalta a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Vanessa Leite.

Este ano o sotaque de Costa de Mão, do Bumba Meu Boi, será homenageado como salvaguarda e preservação da extinção dessa brincadeira. Além disso, estão incluídas na programação exposições, rodas de conversas com mestres e palestras.