Home Maranhão São Luís Populares participam de marcha contra o racismo

Populares participam de marcha contra o racismo

Populares participam de marcha contra o racismo

Populares e sindicatos de São Luís e Rio de Janeiro realizam, neste sábado (12), uma marcha contra o racismo. O movimento foi nomeado como ‘Marcha dos 130 Anos de Abolição Sem Reparações’. A marcha acontece antes do Dia Nacional de Denúncia do Racismo, dia 13 de abril, data marcada pela abolição da escravidão no Brasil. O objetivo da ação é transformar esse data no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

Os atos ocorrem em bairros negros periféricos. Em São Luís, a marcha está sendo realizada no bairro Liberdade e no Rio de Janeiro o ato acontece no bairro de Madureira. Na Liberdade, a concentração dos manifestantes está sendo feita no Viva da Fé em Deus, em frente ao Terreiro de Iemanjá de Jorge da Fé em Deus.

Concentração no bairro Fé em Deus.

A Marcha dos 130 Anos é uma mobilização nacional proposta pela Central Sindical e Popular do CSP-Conlutas e os movimentos Quilombo Urbano e Quilombo Raça e Classe, além do apoio de sindicatos.

Liberdade

Considerado o maior quilombo urbano de São Luís, o bairro Liberdade completa no mês de maio 100 anos, sendo território que concentra movimentos sociais e grupos representativos da cultura maranhense. Assim como em São Luís, o bairro Madureira no Rio de Janeiro também é considerado um bairro de efervescência cultural e política.