Home Maranhão 1ª fase da Vacinação contra Febre Aftosa segue até o fim de maio

1ª fase da Vacinação contra Febre Aftosa segue até o fim de maio

1ª fase da Vacinação contra Febre Aftosa segue até o fim de maio

Até o dia 31 deste mês acontece a 1° fase Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão e em outros estados do país.

O principal objetivo da ação é manter o Maranhão livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil e também para o exterior, além de agregar valor de mercado aos produtos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, a expectativa da primeira etapa é vacinar cerca de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, em todos os 217 municípios do Maranhão.

É importante lembrar que a comprovação da vacinação contra a febre aftosa deve ser feita no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), onde o criador realizou o cadastro de seu rebanho. Para comprovar, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra das vacinas e realizar a atualização do cadastro do seu rebanho junto à agência agropecuária.

Segundo a Fiscal Estadual Agropecuária, Valnice Dias, o não cumprimento de prazo pode gerar a ocorrência de penalidades, além disso, o criadouro não poderá realizar nenhuma atividade comercial. “Caso o dono do animal não vacine ou comprove no prazo estipulado, ele estará sujeito a receber multas e também ficará impedido de fazer qualquer transação comercial com o rebanho”, afirma.

O que fazer quando passar do prazo?

Mesmo após o prazo autorizado para vacinação, os criadores ainda terão 15 dias para comprovar a vacinação do rebanho em um escritório da Aged onde sua propriedade está cadastrada. É importante que o criador procure uma representação da agência para comprovar a vacinação. Assim, evita sanções e multas, podendo transitar livremente com seu rebanho pelo estado.