Home Maranhão Imperatriz Dia de leitura em combate ao racismo é realizado em Imperatriz

Dia de leitura em combate ao racismo é realizado em Imperatriz

Dia de leitura em combate ao racismo é realizado em Imperatriz

O Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), juntamente com a Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), realizam a VII edição do “Dia de Leitura na Praça: uma pausa para refletir sobre o racismo”. Pela primeira vez, o evento ocorreu na recém reformada Praça da Bíblia, no Bairro Bacuri.

Esse dia de leitura é também em combate ao racismo, no qual se faz uma reflexão sobre o preconceito e discriminação racial. Na ocasião, foram realizadas exposições de textos, livros, pinturas, fotografias, etc, voltadas para as questões raciais e de gênero. Ainda trouxeram exibições sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pluralidade/diversidade étnica e cultural, trabalho escravo contemporâneo e outros temas afins.

O CCNNC e o CEIRI instauraram o Dia de Leitura na praça como um momento para debater as marcas deixadas pela escravidão na população negra do Brasil e a discussão das lacunas da Lei Áurea, no que diz respeito à libertação dos escravizados e escravizadas. “Nós não consideramos o 13 de maio como dia de libertação dos escravos, pois não foram dadas condições para que eles trabalhassem e convivessem em sociedade de forma plausível”, explica a vice-presidente do CNNC, Giseuda Costa.

De acordo com Giseuda, alguns textos e todos os quadros foram produzidos para o evento pelos alunos da rede estadual e municipal de Imperatriz. Além da contribuição artística, os alunos participaram da ação visitando a exposição, realizando pesquisas e debates. O evento, apesar da orientação pedagógica, foi aberto a toda a sociedade.