Home Política Longas filas marcam reta final do prazo para regularização eleitoral

Longas filas marcam reta final do prazo para regularização eleitoral

Longas filas marcam reta final do prazo para regularização eleitoral

Em São Luís, por volta das 6h45 desta quarta-feira (09), centenas de pessoas que querem ficar em dia com a Justiça Eleitoral foram vistas na fila em frente ao Fórum Eleitoral, no bairro Cohama. No local, o atendimento segue até as 19h, em outros postos do Viva, o horário do serviço será estendido, seguindo até às 22h.

Hoje é o último prazo que os cidadãos têm para emitir, atualizar ou transferir o título de eleitor para participarem das eleições de 2018. Desde ontem (08) que um grande número de eleitores “de última hora” têm procurado o fórum.

Devem se regularizar todos os eleitores que não votaram, não justificaram a ausência nos últimos três turnos da eleição e quem perdeu o prazo para o cadastramento biométrico obrigatório.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Assim como quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

A votação neste ano ocorre para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Eleições 2018

O 1º turno acontece no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos tiverem mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro. O voto é obrigatório, somente os eleitores com menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar.

Locais onde o eleitor pode ser atendido

No Fórum Eleitoral, o horário de atendimento inicia as 8h e segue até as 19h. No Viva Beira-Mar, Viva Shopping da Ilha, Shopping Pátio Norte e Shopping São Luís, os serviços iniciam 10h e seguem até às 22h. No Viva Shopping Passeio o atendimento é diferenciado, das 9h às 16h.

Vídeo mostra a fila quilométrica de eleitores que esperam por atendimento, confira: