Home Maranhão Imperatriz Imperatriz: coreto da Praça da Cultura é demolido

Imperatriz: coreto da Praça da Cultura é demolido

Imperatriz: coreto da Praça da Cultura é demolido

Ariel Rocha e Beatriz Farias – MA10/Imperatriz

A Praça da Cultura surgiu em meados da década de 60, segundo pesquisas do renomado historiador de Imperatriz, Adalberto Franklin – in memoriam. Muitas pessoas não sabem, mas o nome verdadeiro do espaço público é Praça Prefeito Renato Cortez Moreira. Pelo fato de ter sido criada em pleno regime militar (1964-1985), levou o nome de Castelo Branco, mas logo depois passou a ser chamada pela sua atual denominação. Na última sexta-feira (4), o Coreto da praça foi demolido e para algumas pessoas, o ato foi um desrespeito à memória a construção arquitetônica da cidade.

A Associação Artística de Imperatriz, a Assarti, lamentou o ocorrido por meio de uma nota de repúdio. “A Assarti vem a público lamentar e repudiar a maneira como está sendo feita a reforma da Praça da Cultura, sobretudo por conta da demolição do Coreto, palco histórico de manifestações culturais, artísticas e políticas de nossa cidade”.

Segundo o sociólogo e professor na Universidade Federal do Maranhão, Jesus Marmanillo, as praças e seus monumentos possuem uma centralidade não só espacial, mas histórica – ligam pessoas ao passado e as conectam a diversos espaços.

Ainda de acordo com Marmanillo, as alterações que acontecem no espaço público e, especialmente nas praças, devem ser pensadas no contexto da construção da lembrança coletiva da cidade. “Qualquer alteração que se faça em uma praça, é necessário antes verificar quais elementos que constituem o local e qual que é a importância para as pessoas e suas memórias coletivas”, explica o sociólogo.

Nas redes sociais, houve questionamentos sobre a motivação da derrubada do coreto. Apesar de ser uma mudança significativa na composição do local, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SINFRA), informou que a demolição do monumento faz parte do projeto da reforma da Praça da Cultura. No local, está prevista a construção de um espaço destinado para feiras de artesanato.

Foto do coreto histórico em Imperatriz