Home Maranhão Imperatriz 34% dos remédios receitados por médicos brasileiros são genéricos

34% dos remédios receitados por médicos brasileiros são genéricos

34% dos remédios receitados por médicos brasileiros são genéricos

No Brasil, receitas médicas de remédios genéricos chegam a 34% e ultrapassam os medicamentos de referência no período de um ano. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), das 115 milhões de receitas emitidas até fevereiro deste ano, quase 39 milhões eram de drogas genéricas como primeira indicação. Esse tipo de remédio, além de fazer o mesmo efeito que os convencionais, é vendido mais barato no mercado.

Apesar de representar uma pequena diferença, é a primeira vez que os genéricos passam das categorias de medicamentos similares e de referência, que marcam pouco mais de 38 milhões prescrições cada. Em Imperatriz, a farmacêutica Lilian Mariano percebe que os consumidores têm optado pelos genéricos entre os medicamentos de pressão, diabetes e antibióticos. “A população perdeu o receio em comprar, eles sabem que as drogas genéricas têm uma boa eficácia, passam por todos os testes de qualidade para serem liberados no mercado”, explicou Lilian.  

Esse tipo de medicamento é mais barato e possui efeito eficaz no
tratamento.

Ainda segundo o levantamento do PróGenéricos, a venda de genéricos no Brasil é mais expressiva nas drogas para tratamento de doenças crônicas, por se tratar do caso de uso prologando de remédios, o que pesa no bolso do consumidor. O reflexo no aumento de prescrição dos genéricos pelos médicos brasileiros é maior aceitação desses profissionais neste nos laboratórios que produzem esse tipo de medicamento.

A crise econômica e a redução dos custos no orçamento do brasileiro também são fatores decisivos na hora de escolher a opção mais barata do mercado. Para o caminhoneiro Leandro Picolo, a preferência é o genérico, pois se trata de uma ótima alternativa. “O preço é bem reduzido e faz de qualquer forma o mesmo efeito”, declarou Leandro.