Home Cultura Artista do MA é selecionado para maior mostra de arte popular da América do Sul

Artista do MA é selecionado para maior mostra de arte popular da América do Sul

Artista do MA é selecionado para maior mostra de arte popular da América do Sul

O artista maranhense Hiorlando foi selecionado para participar da Bienal Naïfs do Brasil 2018, considerada a maior mostra de arte popular da América do Sul.

Hiorlando será o único representante do Maranhão, ao lado de 106 representantes de 21 estados. O artista foi selecionado entre mais de 583 artistas inscritos, de todas as regiões do país. De acordo com a organização do evento, a exposição contará com 155 obras. Hiorlando teve duas obras selecionadas: Besouro e Cachorro.

Escultura Besouro (Imagem: divulgação)

A primeira exposição de Hiorlando foi realizada e exibida até o dia 20 de abril pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que realizou sua inscrição no processo seletivo da Bienal.

A edição de 2018 tem abertura prevista para o dia 17 de agosto, na unidade do Sesc em Piracicaba, localizada na Rua Ipiranga, 155, Centro. Possivelmente a mostra seguirá também para São Paulo.

Sobre Hiorlando

O artista foi descoberto em Água Doce do Maranhão, pelos pesquisadores do Mapearte, projeto realizado em parceria com o Governo do Estado e patrocínio da Vale, dedicado a mapear e registrar os artesãos em atividade no estado. Até então, suas peças eram destinadas apenas para presentear amigos e vizinhos.

Sua primeira exposição intitulada Hiorlando foi realizada no CCVM entre os meses de dezembro de 2017 a abril de 2018, e mostrou cerca de 80 peças esculpidas em madeira, bichos da água e do seco.

Nascido em 1963, o artista começou a esculpir há pouco mais de 10 anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.