Home Cultura Programa Tudo de Bom lista 10 danças que expressam a cultura popular do MA

Programa Tudo de Bom lista 10 danças que expressam a cultura popular do MA

Programa Tudo de Bom lista 10 danças que expressam a cultura popular do MA

Entrando no ritmo do São João, o programa Tudo de Bom elencou 10 grandes danças maranhenses que expressam a cultura popular envolta na celebração.

Entrou na lista, em 10º lugar,  a Dança do Caroço. De origem indígena, a dança se concentra na região do Delta do Parnaíba, principalmente na cidade de Tutóia. As toadas improvisadas são acompanhadas pelos brincantes que respondem com o refrão, acompanhados de instrumentos como caixas (tambores), cuíca e cabaça.

Em 9º lugar, está o Tambor de Minas, manifesto de religiosidade em terreiros, e em 8º, a Dança do Coco, que foi inspirada no canto dos trabalhadores nos babaçuais do interior do Maranhão

Já em 7º lugar, está a Dança do Lelê, que traz traços de danças de salão, que costuma ser dançada em honra de determinados santos ao longo do ano. É uma dança de salão rica em expressão coreográfica e em cantos, dividida em quatros momentos principais.

Em 6º, 5º e 4º lugares, ficaram as populares Dança Portuguesa, Quadrilha e Dança do Boiadeiro, muito conhecidas e acompanhadas nos festejos juninos.

E para fechar a lista com grandes marcos da cultura maranhense, o 3º lugar foi para o Cacuriá, dança que surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo; o 2º lugar, para o Tambor de Crioula, que foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro; e o 1º lugar, para o Bumba Meu Boi, inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico).

Confira a lista: