Home Maranhão Imperatriz Unidade Móvel de saúde realiza exames de prevenção ao câncer

Unidade Móvel de saúde realiza exames de prevenção ao câncer

Unidade Móvel de saúde realiza exames de prevenção ao câncer

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, sendo 8,8 milhões de pacientes que morrem por ano. Em Imperatriz, os atendimentos da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer serão oferecidos até 30 de abril, no bairro Jardim São Luís.

Só neste mês, o ônibus da unidade móvel já passou pelos bairros Bacuri e Santa Inês. Os serviços realizados são: consultas dermatológicas para lesões suspeitas de câncer, exames preventivos do colo do útero, PCCU, da próstata, PSA, e agendamento de mamografias.

Os interessados devem procurar o ônibus das 7h às 11h e das 14h às 17h, estacionado em frente ao Imperial Shopping. É necessário ter em mãos o cartão SUS e comprovante de residência. Não é necessário fazer o pré-agendamento, ao chegar da unidade, o usuário será atendido e deve receber o resultado do exame dentro de 15 dias no Cras ou na Unidade Básica de Referência do bairro em que reside.

A coordenadora do programa de prevenção ao câncer, Velenice Batista, explica que os diagnósticos positivos são entregues por um médico especialista, e que encaminha ao tratamento. Os pacientes com resultados alterados recebem diagnóstico em uma consulta nos Três Poderes, para começarem os procedimentos completares, sendo que em caso de confirmação do câncer, ele já será direcionado à Rede de Oncologia Pública.

“Aqui o procedimento é bem rápido. Nós não trabalhamos mediante senha, e sim a livre demanda. O paciente basta morar em Imperatriz, portando o cartão do SUS e só chegar que ele será atendido”, garante a coordenadora.

A aposentada Maria da Silva percebeu o aparecimento de algumas manchas no rosto. Quando soube do atendimento da unidade, não perdeu tempo e foi procurar por uma consulta. Ela comenta da praticidade do serviço. “É a primeira vez que venho, e o atendimento é rápido, gostei. Tudo tranquilo”.

A partir de maio, a unidade móvel vai estar na Av. Newton Belo (Estrada do Arroz), por 15 dias.