Home Cultura CCVM recebe Dança da Mangaba e projeto de cinema

CCVM recebe Dança da Mangaba e projeto de cinema

CCVM recebe Dança da Mangaba e projeto de cinema

A dança, o toque dos tambores e as letras de improviso marcarão apresentação da Dança da Mangaba de Bom Jardim no Centro Cultural Vale Maranhão, nesta quinta-feira (26), às 19h.

A manifestação tipicamente maranhense acontece ao som do batuque de instrumentos como caixotes de madeira, tamboretes de couro e tambores, acompanhados por cantigas de repente e improviso que falam sobre o cotidiano do homem da roça, seus costumes, natureza, convívio familiar e comunitário.

Centro cultural

Já no sábado, dia 28, o Centro Cultural Vale Maranhão recebe a estreia do projeto Cine Pátio, do Coletivo Cinema na Rua, com exibição do filme La noire de…, do senegalês Ousmane Sembène, e do documentário Exu-Mulher, da maranhense Carolina Maria, gravado no Ilê Ashe Oxalá Pondá. Depois da exibição haverá um debate sobre o documentário.

O projeto Cine Pátio,  do Coletivo Cinema na Rua, foi selecionado pelo edital Pátio Aberto 2018 e apresentará mais de 15 filmes ao longo de 2018, com sessões mensais. A programação faz parte do ano Beleza Pura e traz filmes relacionados à negritude.

Serviço

O quê: Programação Pátio Aberto: Apresentação da Dança da Mangaba na quinta-feira (26), as 19h; e Cine Pátio, no sábado, às 17h.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal (R. Direita), 149 Praia Grande – Centro, próximo à Faculdade de Arquitetura da UEMA.

Todas as atividades do CCVM são gratuitas e abertas ao público.