Home Polícia Trem se choca com ônibus em São Luís

Trem se choca com ônibus em São Luís

Trem se choca com ônibus em São Luís

Na manhã de hoje (21), um ônibus foi arrastado por um trem em uma linha férrea que passa nas proximidades da Vila Maranhão, no Distrito Industrial (São Luís). Não houve feridos.

O gerente da Taguatur, empresa responsável pelo ônibus, afirmou que no momento do acidente, estavam no ônibus o motorista, a cobradora e quatro passageiros. O motorista teve que ser levado ao hospital, pois estava muito abalado. Segundo ele, o ônibus já foi removido do local pela equipe de manutenção da empresa e o trem voltou a circular. A gerência da empresa, junto à equipe operacional, esteve acompanhando todo o problema.

Sobre o caso, a empresa Ferrovia Transnordestina Logística emitiu uma nota de posicionamento, afirmando que o trem estava de acordo com os procedimentos de segurança. Ainda segundo o informe, o ônibus avançou a passagem em nível, resultando na colisão com o trem.

Confira a nota na íntegra:

A respeito da colisão entre um trem e ônibus hoje pela manhã em São Luis, a FTL (Ferrovia Transnordestina Logística) informa que, desrespeitando a legislação, o ônibus avançou a Passagem em Nível (cruzamento entre a linha férrea e a rua), se chocando com o trem que circulava no local.  A Passagem em Nível possui sinalização de advertência vertical (conhecida como Cruz de Santo André) e horizontal (pintura no chão) conforme estabelece a legislação vigente (Código Brasileiro de Trânsito).  O trem cumpria todos os procedimentos de segurança, fazendo o uso da buzina de alerta e dos faróis acesos. Ninguém se feriu e a equipe de Segurança Operacional da empresa esteve no local conduzindo as providências necessárias à liberação da linha férrea.

O Código Brasileiro de Trânsito determina que todo condutor de veículo rodoviário deve PARAR, OLHAR e ESCUTAR antes de transpor uma Passagem em Nível.

Em março deste ano, outra colisão envolvendo um trem da empresa aconteceu em São Luís. O caso aconteceu na Vila Itamar. O trem acabou chocando com um veículo de passeio.