IMPERATRIZ – Na segunda feira (30) acaba o prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) do ano base 2017. Pessoas com salário acima de 2.380 devem prestar contas. Em Imperatriz, até o último dia 10, um total de 17.271 de declarações de renda da pessoa física foram apresentadas, apenas 20,5% do volume esperado.
Neste ano, há algumas mudanças para o processo. Entre elas, a obrigatoriedade de inclusão do CPF de dependentes, com idade a partir de 8 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2017.
O professor do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (CEUMA), Abelardo Gaspar, pontua que são muitos documentos. “A declaração de renda também é uma declaração patrimonial, então todos os rendimentos, os informes de patrimônios, de dívidas, de dependentes, despesas com a saúde, educação, são documentos base para a declaração do IR”, explica Gaspar.
Para ajudar no processo, os acadêmicos de Ciências Contábeis do CEUMA estarão orientando o público sobre o preenchimento dos documentos em troca de um quilo de alimentos não perecíveis, processo que acontece de 24 até o dia 30 de abril. “Será um procedimento entre a Universidade, os estudantes e a comunidade. Estamos pedindo uma doação simbólica para esclarecer dúvidas e até mesmo fazer o próprio preenchimento”, diz o professor.
Pode ser feito um acompanhamento dentro do próprio site da Receita Federal. Nele, há a possibilidade de verificar se existe pendências e se a declaração foi processada ou não, se houver, pode ser feito o processo de retificação.
Mais informações estão disponíveis no site da Receita Federal.