Home Maranhão Imperatriz Acadêmicos de universidade em Imperatriz orientam sobre preenchimento do IR

Acadêmicos de universidade em Imperatriz orientam sobre preenchimento do IR

Acadêmicos de universidade em Imperatriz orientam sobre preenchimento do IR

IMPERATRIZ  – Na segunda feira (30) acaba o prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) do ano base 2017. Pessoas com salário acima de 2.380 devem prestar contas. Em Imperatriz, até o último dia 10, um total de 17.271 de declarações de renda da pessoa física foram apresentadas, apenas 20,5% do volume esperado.

Neste ano, há algumas mudanças para o processo. Entre elas, a obrigatoriedade de inclusão do CPF de dependentes, com idade a partir de 8 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2017.

O professor do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (CEUMA), Abelardo Gaspar, pontua que são muitos documentos. “A declaração de renda também é uma declaração patrimonial, então todos os rendimentos, os informes de patrimônios, de dívidas, de dependentes, despesas com a saúde, educação, são documentos base para a declaração do IR”, explica Gaspar.

Para ajudar no processo, os acadêmicos de Ciências Contábeis do CEUMA estarão orientando o público sobre o preenchimento dos documentos em troca de um quilo de alimentos não perecíveis, processo que acontece de 24 até o dia 30 de abril. “Será um procedimento entre a Universidade, os estudantes e a comunidade. Estamos pedindo uma doação simbólica para esclarecer dúvidas e até mesmo fazer o próprio preenchimento”, diz o professor.

Pode ser feito um acompanhamento dentro do próprio site da Receita Federal. Nele, há a possibilidade de verificar se existe pendências e se a declaração foi processada ou não, se houver, pode ser feito o processo de retificação.

Mais informações estão disponíveis no site da Receita Federal.