Home Maranhão Imperatriz Mobilização arrecada doações para famílias afetadas pela chuva

Mobilização arrecada doações para famílias afetadas pela chuva

Mobilização arrecada doações para famílias afetadas pela chuva

A Defesa Civil registrou 8.877 pessoas prejudicadas por enchentes em todo o território maranhense, e na última segunda-feira (16), 11 cidades declararam estado de emergência. Em Imperatriz, uma mobilização popular arrecadou alimentos, roupas e colchões para as pessoas prejudicadas.

A ação, organizada pela Igreja Adventista de Imperatriz, arrecadou durante o fim de semana, 450 colchões, 4 mil litros de água e 10 toneladas de alimentos, além de roupas, calçados e eletrodomésticos, para doar às famílias dos municípios Tuntum, Trizidela do Vale e Marajá do Sena. Os caminhões com os donativos devem chegar às cidades a partir de quarta-feira (18), e serão encaminhados às prefeituras para começar a distribuição.

Alexandre Menezes, presidente da missão no sul do estado, fala sobre a felicidade de ter conseguido em pouco tempo tantos suprimentos, com ajuda de cidadãos e empresas. “Fizemos uma campanha rápida, contando com o apoio da sociedade, de pessoas voluntárias. Tem tanta gente com o coração solidário nessa cidade que conseguimos fazer essa grande arrecadação”.  

Com as chuvas, o Rio Alpercata aumentou de nível, fazendo com que o Riacho Tuntum, que cruza a cidade, transbordasse na terça (10). Em alguns bairros, a enxurrada provocou a saída dos moradores de suas residências. O mesmo aconteceu nos outros dois municípios. A assessoria da Igreja informou que eles foram escolhidos por terem sido os primeiros com maiores transtornos.

A previsão do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, é de que aconteçam mais chuvas fortes até o fim de abril. O estimado é que a partir de maio, junho e julho ocorra uma diminuição no volume das águas.