Home Maranhão Imperatriz Criança com insuficiência renal aguarda tratamento em Imperatriz

Criança com insuficiência renal aguarda tratamento em Imperatriz

Criança com insuficiência renal aguarda tratamento em Imperatriz

A pequena Ângela Correia do Nascimento, de 3 anos, sofre com insuficiência renal aguda em anúria e há uma semana aguarda o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para poder ser tratada. A criança está internada há quase dois meses na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, do hospital Socorrinho, em Imperatriz.

A mãe da criança, Maria Madalena, mora em Barra do Corda – MA. E teve que vir à cidade em busca do tratamento da filha, que se encontra em estado grave. Na última segunda-feira, 9 de abril, foi solicitado o TFD, para um tratamento especializado em nefropediatria, pois Imperatriz não oferece a especialidade.

Desde então, Madalena tenta a transferência da garota, sendo que o prazo de 72 horas dado pela Defensoria Pública venceu na última sexta-feira, dia 13.

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) consiste em uma diminuição rápida e grave da capacidade dos rins filtrarem e eliminarem os resíduos metabólicos do sangue. Geralmente, é tratável e reversível. A mãe da criança afirma que o tratamento adequado só pode ser feito em São Luís, mas no momento não há vagas.

Enquanto isso, Ângela está sob os cuidados dos médicos do Hospital Municipal. “Eles estão fazendo o que podem fazer por ela. Mas nos hospitais de São Luís estão lotados. Estou esperando essa vaga, mas até quando? Eu preciso voltar para casa, mas não posso deixá-la aqui”, diz Madalena aos prantos.

A Defensoria Pública informou que já está trabalhando no caso. Disse ainda que as providências para a resolução do problema já estão sendo tomadas e garantem uma breve resolução.