Home Notícias Economia Venda de lotes para endividados movimenta setor imobiliário em São Luís

Venda de lotes para endividados movimenta setor imobiliário em São Luís

Venda de lotes para endividados movimenta setor imobiliário em São Luís

Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), 70% das famílias maranhenses estão endividadas. Mais de 30% está em uma situação ainda pior, inadimplentes, ou seja, com dívidas atrasadas há mais de 3 meses.

Um orçamento cada vez mais apertado diante do mercado que oferece cada vez menos crédito, algo que pode afetar várias áreas, a exemplo do setor de imóveis. Em 2017, até o financiamento oferecido pela Caixa econômica federal sofreu alterações. Um imóvel já utilizado, por exemplo, só tem 50% do valor financiado, ou seja, o comprador tem que pagar metade do valor do imóvel na entrada. Os imóveis novos também tiveram o teto de financiamento reduzido. Para estes, a redução foi de 90 para 80%.

De acordo com Juliana Otoni, dona de uma imobiliária da capital,  a estratégia tem sido dar facilidade para quem está negativado para driblar a recessão do mercado. “Estamos vendendo lotes de um empreendimento que tem seu próprio financiamento, assim, a gente consegue ter uma relação mais íntima com o cliente”, comentou a empresária.

Foi esta a saída que o empresário Josué Silva encontrou para conseguir ter sua casa própria. “Eu comprei dois terrenos. Vou construir minha casa aos pouquinhos até finalmente poder reunir toda minha família”, disse Josué.