Home Cultura Cinema Filme 120 Dias de Sodoma será exibido no Cine Praia Grande

Filme 120 Dias de Sodoma será exibido no Cine Praia Grande

Filme 120 Dias de Sodoma será exibido no Cine Praia Grande

Neste sábado (7), o encontro da Sessão CineClassics do Cine Praia Grande traz a exibição do polêmico clássico de Pier Paolo Pasolini, intitulado Saló ou os 120 Dias de Sodoma, no horário das 15h30.

Exibido pela primeira vez em novembro de 1975, a três semanas da morte de Pasolini, o filme foi o primeiro e único capítulo da Trilogia da Morte desenhada pelo diretor.

O filme é baseado no livro do marques Donatien Alphonse François de Sade Os 120 Dias de Sodoma, apresentando referências cruzadas com o Inferno de Dante Alighieri – presentes também na obra de De Sade.

Sinopse
Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Outras exibições

Também serão exibidos no Cine Praia Grande, até o dia 11 deste mês, o indicado ao Oscar 2018, Lady Bird: A hora de voar; e a produção maranhense Vento Menino.

Lady Bird será exibido em sessões às 15h45 (exceto sábado e domingo), 17h20 (exceto na terça-feira) e às 19h40. O filme é estrelado por Saoirse Ronan e Laurie Metcalf.

Sinopse – Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Já Vento Menino será exibido todos os dias da semana, às 19h. A entrada é gratuita.

Sinopse – A imensidão do mar, a melodia do vento e a grandeza de um amor entre pai e filho. Este é o cenário que o curta metragem Vento Menino navega para contar a história de Piaba, um garoto sensível que “lê” o vento, o que provoca admiração e espanto em alguns moradores de uma sossegada vila de pescadores.