Home Maranhão Escolas têm até quinta-feira para inscrição na Olimpíada de Matemática

Escolas têm até quinta-feira para inscrição na Olimpíada de Matemática

Escolas têm até quinta-feira para inscrição na Olimpíada de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que foram prorrogadas, até a quinta-feira (5), as inscrições para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que este ano traz o tema Espiral Logarítmica. Podem participar da maior olimpíada estudantil do país alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. As inscrições só podem ser feitas pelas escolas, que, no momento da inscrição, deverão indicar o número total de seus alunos inscritos em cada nível.

As provas da OBMEP serão realizadas em duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será realizada em 5 de junho e a 2ª e última fase no dia 15 de setembro. Na primeira fase, os estudantes terão a prova objetiva com 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. Já na segunda fase será a prova discursiva contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP.

A competição vai premiar 6.500 alunos de escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. Além de 975 medalhas para estudantes da rede particular.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Nestes 13 anos tem contribuído de forma decisiva para a descoberta de jovens talentosos e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.

Maranhão na OBMEP

Em 2017, 813.345 estudantes maranhenses foram inscritos na OBMEP e 3.876 escolas participaram das provas. A meta é aumentar ainda mais a participação.