Home Cultura Show Show de cantora Patativa celebra um ano de CCVM

Show de cantora Patativa celebra um ano de CCVM

Show de cantora Patativa celebra um ano de CCVM

Abril é um mês de festa para o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que celebra o primeiro ano de funcionamento. A comemoração será realizada nesta quinta-feira (05), às 19h, com show gratuito da grande Patativa Silva, cantora e compositora maranhense consagrada pelo seu estilo único.  O show de Patativa marca também a abertura do programa Pátio Aberto 2018, que passa a acontecer todas as quintas-feiras. O CCVM fica localizado na Av. Henrique Leal, Praia Grande.

 

Neste show, Patativa apresentará sambas, xotes e ritmos que traduzem a identidade da cultura popular maranhense, como o cacuriá e o tambor de crioula. Aos 80 anos de idade e 60 de carreira, compôs inúmeras músicas e é considerada um patrimônio da música maranhense.

 

“Foi um ano muito intenso de trocas com o meio cultural, de proposição de formas de trabalho e de busca do público que não costuma frequentar espaços culturais por falta de oportunidade. Estamos construindo um espaço democrático, inclusivo e que busca alta qualidade em tudo que apresenta. Ficamos satisfeitos com que foi realizado até agora, mas queremos sempre mais e melhor. A cultura e o povo maranhense merecem.”, afirmou Paula Porta, diretora e curadora do CCVM.

A entrada é gratuita.

Um ano de inclusão e de valorização da cultura maranhense

 

Em seu primeiro ano de funcionamento, o CCVM realizou seis exposições, 20 oficinas, 16 shows, 24 apresentações de dança e teatro, 12 palestras e rodas de conversa, uma mostra de animação e um bazar cultural.

Foram abertos três editais para seleção de projetos culturais de todo o estado, que contemplaram 74 propostas.

Até o momento o CCVM recebeu 124 mil visitantes. Entre eles, 63 mil estudantes da rede pública e mais de 4 mil pessoas assistidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), todos beneficiados com transporte oferecido pelo Centro Cultural.

Toda a programação do CCVM é gratuita e de livre acesso.