Home Maranhão Famílias atingidas por fortes chuvas em Marajá do Sena recebem auxílio

Famílias atingidas por fortes chuvas em Marajá do Sena recebem auxílio

Famílias atingidas por fortes chuvas em Marajá do Sena recebem auxílio

Após fortes chuvas deixarem famílias desabrigadas em Marajá do Sena, mais de 400 cestas básicas e 200 garrafões de água mineral foram enviados pelo Governo do Maranhão às vítimas. Também foi anunciado o reforço no auxílio por três equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma).

Um grupo de ações envolvendo várias secretarias e órgãos da gestão estadual está atuando de forma coordenada para o apoio aos desabrigados, como conta o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Coronel Célio Roberto.

“O governador Flávio Dino determinou a instalação de um gabinete de emergência com a participação de diversas secretarias e órgãos com o objetivo de apoiar os municípios no atendimento aos desabrigados e no breve restauro da normalidade nessas cidades”, conta.

A cidade vai receber também o auxílio de outras equipes com médicos e enfermeiros, que vão prestar atendimento médico e preventivo aos atingidos pela enxurrada.

As equipes de saúde ficarão responsáveis por ações de imunização, mas também por instruir os moradores e agentes de saúde locais sobre a importância da atenção a sinais e sintomas como febre de início súbito, cefaleia, mialgia, vômitos, prostração, diarreias, dispneia e ferimentos, muito comuns em situações de inundações.

Os moradores de Marajá do Sena também receberão orientação quanto aos cuidados com a água para consumo, limpeza dos reservatórios domésticos de água, uso de soro caseiro e sais de reidratação oral, cuidados com o manuseio dos alimentos e uso de proteção individual para trabalhadores, medias que buscam combater doenças como leptospirose, hepatite viral A, febre tifoide, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), tétano, difteria, gripe, dermatites, além de acidentes por animais peçonhentos, doenças diarréicas e as infecciosas respiratórias.

Enxurrada em Marajá do Sena deixa dezenas de famílias desabrigadas

 

Marajá do Sena é uma das 287 cidades brasileiras em alerta amarelo, diz INMET