Home Maranhão Empresa anuncia expansão de parque eólico no Maranhão

Empresa anuncia expansão de parque eólico no Maranhão

Empresa anuncia expansão de parque eólico no Maranhão

Nessa semana, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, visitou as obras de expansão dos parques Delta 5 e 6, da empresa Omega Energia, que recentemente foram iniciadas.

Com apoio do Governo do Maranhão, a empresa é responsável pela implantação do primeiro parque eólico do estado. Com a expansão, haverá um aumento na capacidade de geração de energia em 108 MW, além dos 220,8 MW já em operação no complexo localizado entre Paulino Neves e Barreirinhas.

O investimento é da ordem de R$ 500 milhões.

Energia

A fonte eólica não gera resíduos, tem custo competitivo, baixo impacto ambiental e, portanto, papel fundamental no desenvolvimento e construção de uma sociedade sustentável.

De acordo com o levantamento 2017 da consultoria ePowerBay, a Omega Energia conseguiu dominar o ranking das usinas eólicas mais eficientes do país. A empresa é proprietária dos dez parques que apresentaram maior fator de capacidade em novembro do ano passado, no Piauí e no Maranhão.

As obras de expansão estão em fase inicial, mas já emprega 250 pessoas, número que deve dobrar com o avanço dos trabalhos. O Gerente de implantação da empresa, Helder Porto, disse que as obras devem ser concluídas ainda este ano.

Mais investimentos

Além da geração de energia, a parceria entre o Governo do Estado e a empresa Omega garantiu a pavimentação da MA-315, do trecho de 36km entre os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves, interligando o Maranhão, pela via rodoviária, à Rota das Emoções. O investimento impacta no aumento do fluxo turístico para a região dos Lençóis Maranhenses.

O trecho foi transformado na primeira ecorodovia do estado com pavimentação mista. Em áreas habitadas a Omega instalou bloquetes de cimento e os demais trechos serão asfaltados pelo governo do estado. A Omega ainda irá instalar sinalização turística e um mirante na Lagoa do Salgadinho, ponto turístico da região dos Pequenos Lençóis.