Home Cultura Via Sacra: maior espetáculo a céu aberto do MA recebe cerca de 100 mil pessoas

Via Sacra: maior espetáculo a céu aberto do MA recebe cerca de 100 mil pessoas

Featured Video Play Icon

História, religiosidade e cultura envolveram a primeira noite de apresentação da Via Sacra do Anjo da Guarda, nessa quinta-feira (29). A iniciar pela homenagem feita ao Anjo da Guarda, cuja história foi retratada de forma artística, sendo narrado o incêndio no Goiabal na Madre Deus, em 1968, levando moradores a se refugiarem e começarem uma nova vida, o que deu origem ao bairro. O tema da Via Sacra deste ano foi “Comunidade: Um terço de memória”, em celebração aos 50 anos do Anjo da Guarda.

Foi encenado também o tradicional roteiro que mostra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma multidão de cerca de 100 mil pessoas acompanhou o ator Jorge Smith, que interpretou Cristo, na cena da crucificação. Para De Ramalho, um dos diretos de cena, o momento foi único. “A gente fica o ano todo na expectativa desse momento, e quando ele chega, o trabalho é reconhecido com a presença do público e com o sucesso do evento”, diz ele.

Nesta edição, o espetáculo dividido em cinco cenas trouxe ao público também o corredor das reflexões, uma novidade na Via Sacra.”O corredor veio mostrar o descaso da feira do Anjo da Guarda. É uma forma de protesto que a gente está fazendo” explica Carlos Fraces, assistente de cena do espetáculo.

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) esteve prestigiando o momento e elogiou a iniciativa, destacando o seu caráter religioso e de valorização da cultura de toda população que reside na área Itaqui-Bacanga. Para ele, o espetáculo “é um dos meios de não só manter a história viva, como envolver a juventude da região, para que ela esteja incentivada a participar do teatro, da cultura e consequentemente longe da violência, das drogas e de qualquer outro tipo de criminalidade”.

A segunda encenação da Via Sacra será realizada nesta sexta-feira (30), a partir das 18h.