Home Cultura Via Sacra do Anjo da Guarda homenageia este ano a comunidade do bairro

Via Sacra do Anjo da Guarda homenageia este ano a comunidade do bairro

Via Sacra do Anjo da Guarda homenageia este ano a comunidade do bairro

Maior espetáculo a céu aberto do Maranhão, a Via-Sacra do Anjo da Guarda completa 37 anos com apresentações nas próximas quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de março, que deverão contar com mais de 300 mil espectadores reunidos para um espetáculo grandioso.

Grande tradição do teatro maranhense e ponto alto das comemorações da Semana Santa, o espetáculo dirigido pelo Grupo Grita tem como tema este ano “Comunidade: Um terço de memória”, que abordará os 50 anos do Anjo da Guarda.

No ano passado, o público dos dois dias de espetáculo chegou a cerca de 400 mil pessoas. O roteiro da peça começa pela Praça Recanto da Paixão, seguindo pela Praça do Anjo da Guarda, rua ao lado do hospital da comunidade e Praça da Ressurreição. Cerca de 1.500 pessoas estarão participando direta e indiretamente do espetáculo, entre atores, colaboradores e pessoas da comunidade.

Mudanças

Em 2018, o grupo Grita traz pela primeira vez uma canção original ao espetáculo, uma oração composta pelo músico e ator Gustavo Correia. “É uma grande responsabilidade ter essa incumbência de compor a canção original e eu estou realmente muito feliz”, afirma ele.

Este ano a peça também conta com um cenário giratório, no qual serão apresentadas sete cenas em um só palco, que vai se modificando ao longo das apresentações.

Trânsito

Durante os dois dias de peça, o trânsito do Anjo da Guarda sofrerá alterações para garantir mais segurança e comodidade para o público presente. As ações de intervenção e disciplinamento de trânsito ocorrerão nas principais ruas e avenidas do bairro. A intervenção terá início às 15h dos dias 29 e 30 e se estenderá até às 23h, na Praça Recanto da Paixão, Teatro, Viva Anjo da Guarda e Praça do Anjo.

O trecho interditado continuará pela Avenida Odylo Costa, filho, passando pela Praça do Anjo, Avenida Vaticano, até a entrada do bairro do Anjo da Guarda. A última interdição ocorrerá na Avenida Palestina até a Praça da Ressurreição. Os ônibus e veículos que trafegam nestes itinerários que serão interditados, no sentido bairro, deverão desviar pela Avenida Paquistão, seguir pela Avenida Colômbia e Avenida Grécia até a Avenida Odilon Costa Filho, seguindo itinerário normal. No sentido Centro, os motoristas deverão fazer o percurso inverso.

Além de interdições em trechos específicos da área Itaqui-Bacanga, a operação inclui a presença de agentes de trânsito e viaturas de apoio, que atuarão de forma itinerante por todo o circuito, a fim de garantir o disciplinamento do trânsito durante o espetáculo.

Grupo Grita e a Via Sacra

Há 43 anos, o Grupo Grita atua na comunidade do Itaqui-Bacanga e especialmente no bairro do Anjo da Guarda. Sua trajetória é marcada pela aliança entre o espirito crítico e o lúdico, o questionamento e o prazer artístico, a estética e a política, que se unem em produções artísticas e culturais que valorizam o teatro e enfocam as questões cotidianas da comunidade. Neste contexto foi concebido o espetáculo Via Sacra, considerando uma das maiores produções do gênero no Brasil.

O grupo Grita também trabalha a educação e a promoção da cidadania por meio da arte. Promove cursos, oficinas e produções voltadas para a juventude da Área Itaqui-Bacanga. Jovens que integram essas ações participam da produção da Via Sacra.

Leia também

Lideranças políticas garantem apoio à Via-Sacra do Anjo da Guarda