Home Notícias Presidente da EMAP fala sobre entrega do Berço 108 do Porto do Itaqui

Presidente da EMAP fala sobre entrega do Berço 108 do Porto do Itaqui

Featured Video Play Icon

Em entrevista para o programa Bom Dia Maranhão nesta segunda-feira (26), Ted Lago, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), falou sobre a entrega do Berço 108 do Porto Itaqui e a apresentação do Sistema de Combate a Incêndio do porto. A solenidade será realizada nesta terça-feira (27).

“O porto do Itaqui se consolidou como um dos principais portos na movimentação de granéis líquidos e o Berço 108 vem somar cerca de 4 milhões de toneladas-ano, um aumento de aproximadamente 40% na nossa capacidade de movimentação de derivados e combustível, para atender não só o estado do Maranhão, mas também a sete estados da região central, do corredor Centro Norte”, aponta Ted Lago.

A construção do Berço 108 foi retomada em fevereiro de 2015, no início da gestão do governador Flávio Dino, quando a equipe da EMAP verificou que a obra encontrava-se paralisada, com atraso no repasse de recursos do convênio federal. Foi iniciado então um trabalho para sanear todas as pendências.

Já a obra de instalação do sistema de combate a incêndio do Porto do Itaqui, no valor de R$ 14,9 milhões, contempla toda a área de cais, do berço 100 até o 108, e foi planejada em duas fases de execução. A primeira, concluída em dezembro de 2017 (berços 104 a 108) e a segunda (berços 100 ao 103) tem previsão de entrega em maio deste ano. O projeto abrange instalação de alarmes, hidrantes, canhões de água, bombas de alta capacidade dentre outros equipamentos.