Home Cultura 41º edição do Festival Guarnicê conta com mais de 400 inscrições

41º edição do Festival Guarnicê conta com mais de 400 inscrições

41º edição do Festival Guarnicê conta com mais de 400 inscrições

Maior evento do cinema nacional no Maranhão, o Festival Guarnicê de Cinema atrai a cada edição novos olhares e maior interesse profissional de cineastas, produtores e cinéfilos de todo o país. Este ano, o número de inscritos conta com um aumento de mais de 50% de longas nacionais e curtas maranhenses, em relação ao ano passado. A 41ª edição do evento acontecerá de 9 a 16 de junho deste ano, na cidade de São Luís-MA.

Neste ano, foram inscritos para a seleção do Festival mais de 400 filmes, entre curtas e longas de 22 estados de todas as regiões do país e do Distrito Federal. Pela região Norte, foram inscritos filmes de diretores dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Da região Nordeste, produções do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Do Sul, filmes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do Sudeste, trabalhos de cineastas dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo. Foram inscritos ainda curtas e longas de realizadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, estados da região Centro-Oeste e ainda do Distrito Federal.

O Festival é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac-Proexce), com o apoio de organizações públicas e empresariais.

A diretora do Dac-Proexce e coordenadora geral do Festival, Fernanda Santos Pinheiro, anunciou que foram regularmente inscritos 307 curtas nacionais, 42 curtas de cineastas maranhenses, 39 longas nacionais e cinco longas maranhenses. Dezenas de outros trabalhos inscritos não concorrerão por não terem obedecido ao regulamento oficial. Os filmes inscritos serão submetidos a seleção da curadoria do Festival, formada por cinco profissionais de renome nacional e maranhense do meio cinematográfico e acadêmico.