Nesta sexta-feira (23), a Polícia Federal realiza a Operação Thema que desarticula uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas. Mandados de prisão estão senso cumpridos no Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.
Ao todo, 130 policiais federais cumprem 47 mandados, sendo 26 de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. No Tocantins, as ações se concentram em Paraíso do Tocantins.
O grupo criminoso, que atuava em Paraíso do Tocantins, adquiria a droga de um fornecedor no estado do Mato Grosso. Ele indicava contas bancárias de terceiros para receber os pagamentos de compradores. A PF informou que os compradores de Paraíso do Tocantins também usavam a conta bancária de outras pessoas para pagar os fornecedores do Mato Grosso.
Em São Luis, a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Juarez Teixeira Gama, que seria o responsável pelo transporte da droga, sendo preso no bairro de Fátima. O suspeito prestou depoimento e deve responder pelo crime de tráfico de drogas e associações, conforme Lei 11.343/06 e se encontra preso à disposição da justiça.
Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em 2016.