Home Maranhão São Luís Fontes alternativas de energia são tema de debate no Fórum Mundial da Água

Fontes alternativas de energia são tema de debate no Fórum Mundial da Água

Fontes alternativas de energia são tema de debate no Fórum Mundial da Água

O Brasil é referência mundial pela qualidade da sua matriz energética renovável e sustentável. Além de ter 60% da sua energia elétrica assegurada pela produção das hidroelétricas, o País desponta na produção eólica e desenvolve seu potencial explorando as fontes solares, do biogás e da biomassa. O tema é um dos destaques do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece esta semana em Brasília.

Além dos resultados atrativos da energia eólica, a produção de energia solar bateu recorde no País em janeiro, ultrapassando 1,1 GW instalados e atendendo a 500 mil residências e 2 milhões de brasileiros, marco atingido apenas por outros 30 países. Para especialistas ouvidos pelo Governo do Brasil, as qualidades climáticas do Brasil do País e os avanços tecnológicos do setor propiciam possibilidade de crescimento.

Outra fonte renovável de destaque, e que tem apenas pequeno percentual do seu potencial explorado, é o biogás. Aos poucos, com avanços na regulamentação ocorridos nos últimos dois anos, a produção se desenvolve. Além da vantagem de ser uma fonte limpa, constante e sem problemas de armazenamento, o biogás produz como resíduo apenas um fertilizante que pode ser utilizado na agricultura, garantindo uma produção sustentável.