Cine Praia Grande traz exibições temáticas do cinema italiano

A partir desta quinta-feira (22), o Cine Praia Grande apresenta uma pequena seleção com sete filmes exemplares do cinema italiano dos últimos 20 anos.

A programação temática expõe em tela o rigor antifascista de cineastas como Marco Bellocchio e Tinto Brass, o cinema de sentimentos de Giuseppe Tornatore e Roberto Benigni, o frenesi contemporâneo dde Matteo Garrone e Paolo Sorrentino e a fase autobiográfica-documental de Nanni Moretti.

Entre os filmes selecionados, está o clássico”A vida é Bela”. As produções serão exibidas até o dia 28, com ingresso a preço promocional (R$6).

Confira a programação e as sinopses abaixo:

Programação

Quinta-feira (22/03)
17h50: VINCERE, de Marco Bellocchio (Histórico, 128 minutos)
Sexta-feira (23/03)
18h00: MALÉNA (Versão Italiana Sem Cortes), de Giuseppe Tornatore (Romance, 120 minutos)
Sábado (24/03)
18h00: A VIDA É BELA, de Roberto Benigni (Comédia Dramática, 120 minutos)
Domingo (25/03)
17h30: A GRANDE BELEZA, de Paolo Sorrentino (Drama, 140 minutos)
Segunda-feira (26/03)
17h30: GOMORRA, de Matteo Garrone (Crime, 135 minutos)
Terça, 27 de março
17h30: APRILE, de Nanni Moretti (Comédia, 85 minutos)


Quarta-feira (28/03)
17h45: LUXÚRIA – SENSO ’45, de Tinto Brass (Erótico, 130 minutos)

Sinopses
VINCERE, Itália, 125 min, 16 anos. Histórico. De Marco Bellocchio. Com Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi, Michela CesconIda Dalser (Giovanna Mezzogiorno) conheceu Benito Mussolini (Filippo Timi) quando ele era apenas um militante socialista radical. Fascinada por ele, resolve se desfazer de suas posses para ajudá-lo no jornal Il Poppolo d’Italia e na criação do Partido Fascista. Eles têm um filho mas, com a chegada da 1ª Guerra Mundial, Mussolini se alista no exército e desaparece. Ida apenas o reencontra no leito do hospital, onde ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele (Michela Cescon).

MALÉNA, Itália/Eua, 120 min, 16 anos. Romance. De Giuseppe Tornatore. Com: Monica Bellucci, Giuseppe SulfaroEm 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena (Monica Bellucci), a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.

A VIDA É BELA, Itália, 122 min, Livre. Comédia Dramática. De Roberto Benigni. Com: Roberto Benigni, Nicoletta BraschiDurante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A GRANDE BELEZA, Itália, 140 min, 14 anos. Drama. De Paolo Sorrentino. Com: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina FerilliEm Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

GOMORRA, Itália, 136 min, 16 anos. Crime. De Matteo Garrone. Com: Toni Servillo, Salvatore CantalupoToto (Salvatore Abruzzese) tem 13 anos e trabalha como mensageiro de um grupo de traficantes de drogas e armas. Pasquale (Salvatore Cantalupo), alfaiate contratado secretamente por chineses para formar operários, descobre subitamente que sua vida corre perigo. Don Ciro (Gianfelice Imparato) é responsável por levar dinheiro a famílias cujos membros estão presos ou mortos. Como eles, outros tantos habitantes de Nápoles e da região da Campanha têm suas vidas regidas pela Camorra, a tradicional máfia local que alimenta uma espiral de violência sem fim.

APRILE, Itália, 85 min, 10 anos. Comédia. De Nanni Moretti. Com: Nanni Moretti, Silvio OrlandoPerplexo com a eleição de Berlusconi em março de 1994 na Itália, o cineasta Moretti entra em crise quando tem seu primeiro filho, abandona um projeto musical e tenta produzir um documentário sobre as eleições.

LUXÚRIA – SENSO ’45, Itália, 130 min, 18 anos. Erótico. De Tinto Brass. Com: Anna Galiena, Gabriel GarkoNa cidade de Asolo, na Itália, a bela e sedutora Lívia Mazionni (Ana Galiena) desliza para dentro do carro do advogado Ugo Oggiano (Franco Branciaroli), seu eterno admirador e informante de seu marido. Ela vai viajar para Veneza, a fim de encontrar com Helmut Schultz (Gabriel Garko), tenete germânico com quem teve um tórrido romance. Estamos em 1945, e Veneza vive os últimos meses da Segunda Guerra. Antes de chegar na cidade – onde uma surpresa a espera -, Lívia revive os momentos marcantes de sua turbulenta vida amorosa e sexual.