Home Notícias Educação Censo Escolar 2017: Maranhão conclui inserção de dados

Censo Escolar 2017: Maranhão conclui inserção de dados

Censo Escolar 2017: Maranhão conclui inserção de dados

Segundo o Governo do Estado, o Maranhão foi o primeiro estado a preencher os dados referentes ao Censo Escolar 2017, cumprindo com antecedência a inserção de dados da rede estadual de ensino no questionário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Ao todo, foram preenchidos os dados das 12.334 escolas maranhenses e, com o auxílio da Seduc, todas as escolas do estado cumpriram seus prazos, garantindo 100% dos dados no EducaCenso.

Foram preenchidos dados nas duas fases de coletas de informações, a Matrícula inicial e Situação do aluno, fase em que é feita a coleta de informações sobre rendimento e movimento escolar. Para isso, as escolas fazem uso de seus registros administrativos e acadêmicos, como ficha de matrícula, diário de classe e histórico escolar.

Além de preencher todas as informações referentes à rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também realizou trabalho de apoio e orientação às coletas de informações de escolas das redes municipais, federal e privada.

O próximo passo consiste na confirmação dos dados. Caso seja necessária alguma retificação, o Ministério da Educação reabre o sistema no período de 02 a 16 de abril para a correção eventual das informações. As informações finais serão disponibilizadas a partir de 14 de maio de 2018.

Censo Escolar

O Censo Escolar, realizado todos os anos pelo Ministério da Educação, é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. E tem como objetivo traçar um retrato fiel da Educação Básica no Brasil, e ao serve de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área de educação.

E mais, os dados coletados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.