Home Maranhão São Luís Obras do programa PAC Cidades Históricas são vistoriadas

Obras do programa PAC Cidades Históricas são vistoriadas

Obras do programa PAC Cidades Históricas são vistoriadas

As obras do Palácio Cristo Rei e do Palácio das Lágrimas, que estão sendo financiadas pelo programa PAC Cidades Históricas, foram vistoriadas ontem (16), por uma comitiva da Ufma e do Iphan. Ambos os prédios estão localizados no Centro Histórico de São Luís.

Estiveram presentes no momento a reitora Nair Portela, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea, e o presidente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

O Palácio Cristo Rei, que já abrigou a reitoria da UFMA, segue nas etapas finais de reforma e revitalização, contando com lugares adaptados para receber exposições de arte e um auditório com cerca de 90 lugares. A entrega está prevista para ocorrer ainda este ano. Quanto ao Palácio das Lágrimas, que já foi casa dos cursos de Farmácia e Odontologia da UFMA, terá suas obras retomadas, com espaço para apresentações culturais e um amplo auditório.

A presidente do Iphan citou as obras já entregues por meio da parceria entre o Instituto e a Universidade, como o Palacete Gentil Braga, a Fábrica Santa Amélia e, mais recentemente, o casarão sede do Programa de Pós-Graduação em Direito. Ela ainda destacou a importância dessa união entre a UFMA e o IPHAN para resgatar a história não apenas da Universidade, como da própria cidade.

 

O Palácio Cristo Rei

Situado na Praça Gonçalves Dias, nº 351, o Palácio Cristo Rei tem valor arquitetônico característico dos modelos pertencentes ao século XIX da cidade de São Luís. No gradil central, consta o ano de 1838, data provável de sua construção, e o responsável pela obra foi Manuel José da Silva Pugão, conforme apontam documentos históricos.

Sede do Acerbispado até 1953, quando recebeu a denominação que traz até hoje, o imóvel foi cedido, posteriormente, à Fundação Paulo Ramos para abrigar a Faculdade de Filosofia do Estado do Maranhão, formando bacharéis e licenciados em História, Geografia, Letras e Filosofia. Em outubro de 1991, o prédio quase foi destruído por um incêndio.

O Palácio das Lágrimas

É um prédio com três pavimentos. Situado no Centro de São Luís, na frente da Igreja de São João. Tem como ano de construção os anos de 1920 e 1921, na gestão de Urbano Santos da Costa.