Home Maranhão São Luís Quatro pessoas já morreram este ano vítimas de choque elétrico

Quatro pessoas já morreram este ano vítimas de choque elétrico

Quatro pessoas já morreram este ano vítimas de choque elétrico

Nesta quinta-feira (16), a sobrinha do ex-deputado Nonato Aragão e prima do vereador de São Luís, Estevão Aragão, Susiane de Sousa (25 anos), foi vítima de um choque elétrico. A jovem levou uma descarga elétrica ao tocar na máquina de lavar em sua residência, no bairro Coroadinho. A vítima foi socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu.

Uma outra vítima de choque elétrico foi identificada como Edvan de Jesus Araújo Moraes, de 37 anos. Ela morreu no último dia 6, no bairro Moropoia, no município de São José de Ribamar. Além disso, outros dois casos de choque foram registrados esse ano na região metropolitana.

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) demonstram que acidentes envolvendo choques elétricos têm crescido. A pesquisa mais atual registrou um aumento de 18% relacionando os anos de 2014 e 2013 em todo o país. O percentual de letalidade é de 6%, envolvendo quaisquer tipos de choques elétricos. Em 2014, 627 pessoas morreram em função desta modalidade de acidente.

Segundo o capitão José Lisboa, chefe da 5ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o choque elétrico envia corrente elétrica, através de uma descarga que passa pelo corpo e pode causar diversos danos, dentre os quais queimaduras, perda de membros e paradas respiratórias. Com a ampliação do número de choques elétricos no país, o Corpo de Bombeiros indica cuidado redobrado para evitar o acidente.