Bancos de sangue alertam para redução de estoques nos feriados prolongados

Em feriados prolongados, como a Semana Santa, os estoques dos bancos de sangue de todo o País ficam mais baixos. Por isso, é importante que os cidadãos que já são doadores, e também os que desejam ser, procurem um dos 32 hemocentros espalhados pelo Brasil para contribuir.

De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas 3,4 milhões de doações de sangue por ano no Brasil e cerca de 1,6% da população contribui. A quantidade de doadores é superior ao mínimo de 1% estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para quem estiver planejando tomar a vacina de febre amarela, um alerta: é preciso fazer a doação antes da imunização. Para quem já tomou a vacina, é necessário aguardar quatro semanas para fazer a doação de sangue..

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 12h.