Aline Cantanhede/Redação MA10
O Hospital da Mulher de São Luís, localizado no bairro Anjo da Guarda, está com novidades. O tratamento cirúrgico que trata a hérnia de disco chegou até a rede municipal, nesta terça-feira (06). Foi a primeira vez que esse procedimento foi realizado no local.
Antes esse tratamento só poderia ser encontrado no Maranhão em hospitais particulares e no Hospital Universitário. A cirurgia endoscópica de coluna, que trata da doença, é realizada por vídeo. Esse procedimento moderno permite que a recuperação do paciente após a cirurgia seja ainda mais rápida e a técnica de mínima invasão permite vantagens como a necessidade de um corte menor do que na cirurgia convencional. Além disso, os pacientes não precisarão passar tanto tempo na sala de cirurgia, pois o procedimento dura em torno de 1h30.
Com isso, o Hospital da Mulher passa agora a ser referência no tratamento de hérnia de disco.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, as melhorias são perceptíveis no Hospital da Mulher. “Cada vez mais a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública municipal vem ganhando destaque. O Hospital da Mulher, por exemplo, já é uma referência em neurocirurgia”, afirma.
A doença
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença provoca dores nas costas e alterações e sensibilidade para coxa, perna e pé. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população sofrem com a hérnia de disco, sendo que 6 milhões de brasileiros têm a doença.
Essa enfermidade é a 2ª maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás somente das doenças cardíacas.