Home Maranhão Ministério do Turismo realiza operação em hotéis de São Luís

Ministério do Turismo realiza operação em hotéis de São Luís

Ministério do Turismo realiza operação em hotéis de São Luís

A ‘Operação Verão Legal’ do Ministério do Turismo chegou para realizar a fiscalização dos meios de hospedagem de São Luís e até abril terá passado por todas as capitais brasileiras.

Uma equipe de fiscais do Ministério do Turismo chegou até a capital do Maranhão para dar continuidade à ‘Operação Verão Legal’, que ocorre em diversas capitais do Brasil. Essa operação já foi realizada em Brasília, Rio de Janeiro, Boa Vista, Maceió, João Pessoa, Palmas, Aracaju, Teresina, Fortaleza e Vitória. Até abril, terá passado por todas as capitais brasileiras.

O objetivo da ação é sensibilizar os prestadores de serviço sobre a importância da formalização do setor e garantir a ampliação do número de pessoas físicas e jurídicas no cadastro de prestadores de serviços turísticos: o Cadastur.

No Maranhão, a expectativa da operação é garantir o cadastro dos 447 meios de hospedagem registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo Ministério do Turismo no ano passado. Atualmente, apenas 134 estão no sistema, ou seja, apenas 30% do total.

“Esse é um importante marco para o turismo brasileiro uma vez que com o novo Cadastur daremos mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. Nossa intenção é melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas. Acredito que os próprios empresários e trabalhadores deste importante segmento da nossa economia entendem e apoiam esse trabalho”, comentou o ministro.

Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias – agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.