Home Brasil Jungmann anuncia equipe do Ministério da Segurança Pública

Jungmann anuncia equipe do Ministério da Segurança Pública

Jungmann anuncia equipe do Ministério da Segurança Pública

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou hoje (28) os nomes que formarão a equipe da pasta: o general Carlos Alberto Santos Cruz acumulará a Secretaria-Executiva e a Secretaria Nacional de Segurança Pública; o diplomata Alessandro Candeas será o chefe de gabinete; o delegado Rogério Galloro será o diretor da Polícia Federal; Renato Borges Dias fica na direção da Polícia Rodoviária Federal, e Carlos Felipe de Alencastro, assumirá o diretor do Departamento Penitenciário Nacional.

O ministério foi criado por Medida Provisória ontem (27) pelo presidente Michel Temer. Para assumir a pasta, Jungmann deixou o Ministério da Defesa. Quem assume em seu lugar é o general da reserva Joaquim Silva e Luna, secretário-geral da pasta. Pela primeira vez, em 19 anos, a titularidade do ministério será de um militar.

Durante o discurso de posse, Jungmann declarou que a nova pasta vai “combater duramente o crime organizado” sem desrespeitar a democracia e os direitos humanos. Ele adiantou que o trabalho do ministério será também o de valorizar os profissionais que trabalham na área de segurança e ressaltou que o governo federal amplia, a partir de agora, o protagonismo nas ações de segurança do país, antes relegadas majoritariamente pela Constituição Federal aos estados e municípios.