Home Cultura Após 16 anos sem intervenções, Casa de Nhozinho será reformada

Após 16 anos sem intervenções, Casa de Nhozinho será reformada

Após 16 anos sem intervenções, Casa de Nhozinho será reformada

Após 16 anos sem receber manutenção corretiva, o Museu Casa de Nhozinho, equipamento cultural ligado a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), vai passar por uma ampla reforma nas instalações do prédio. Por esse motivo, o museu estará com suas portas fechadas para visitações até junho deste ano, previsão para a entrega da obra.

A Casa de Nhozinho foi inaugurada em 2002 e, desde então, nunca havia recebido uma reforma. Durante o período de obras serão feitas revisões na instalação elétrica, hidráulica, substituição e revisão de equipamentos de climatização, pintura geral do casarão e outras reparações.

O Museu Casa de Nhozinho, instalado num casarão de quatro andares, reúne um conjunto de elementos do cotidiano regional, no qual estão inclusas peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares, plumárias indígenas, brinquedos que imitam bichos. Além disso, o museu disponibiliza diversas exposições ao público.

Reforma e ampliação das Casas de Cultura

Um conjunto de obras de revitalizações em casas e espaços culturais está sendo realizado pelo Governo do Maranhão.

Até agora já receberam investimentos de recuperação e manutenção a Casa de Cultura Josué Montello, o Convento das Mercês, a Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão, o Teatro Alcione Nazaré, Concha Acústica, Museu do Reggae, Forte Santo Antônio, Teatro Arthur Azevedo, Farol do Saber em Lago Verde, Farol do Saber em Barreirinhas e em Belágua. Outras obras estão em andamento como é o caso do Museu de Artes Visuais, Teatro João do Vale e diversos Faróis do Saber.