Home Maranhão Índios Krenyê ocupam terras em Tuntum, no Maranhão

Índios Krenyê ocupam terras em Tuntum, no Maranhão

Índios Krenyê ocupam terras em Tuntum, no Maranhão

Índios Krenyê, no Maranhão, ocuparam de maneira pacífica, na última sexta-feira (23), cerca de 8 mil hectares localizados no município de Tuntum. A terra é pleiteada pelos indígenas desde o ano passado, quando foi concluída a vistoria da área pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e liberada para compra.

De acordo com os ocupantes, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não executou a última etapa, que consiste na liberação da verba de 14 milhões de reais, valor referente à terra. Em 2012, começaram os procedimentos para a criação de Reserva Indígena Krenyê. Tanto os indígenas quanto dono da propriedade aguardam a indenização.

O povo Krenyê vive espalhado por conta de um processo que iniciou ainda na época do antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Algumas famílias moram em comunidades de outras etnias ou confinados em 1 hectare na periferia da cidade de Barra do Corda. Os Krenyê fazem parte da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão, grupo interétnico composto por diversos povos tradicionais e originários do Maranhão.

Foto: Andressa Zumpano
Índios Krenyê

Há três anos o movimento sobre as questões territoriais vem sendo articulado. Essa ocupação do território Krenyê conta com apoio de quilombolas, sertanejos, quebradeiras de coco, camponeses, pescadores e outros povos indígenas.

Texto com informações de Ana Mendes