Home Notícias Educação Curso de Formação Teórica em Psicanálise está com inscrições abertas

Curso de Formação Teórica em Psicanálise está com inscrições abertas

Curso de Formação Teórica em Psicanálise está com inscrições abertas

A OrLa – Centro Psicanalítico do Maranhão –  está com inscrições abertas para o Curso de Formação Teórica em Psicanálise, que terá início no próximo dia 3 de março, em São Luís. Os encontros ocorrerão aos sábados, a partir das 8h30, na Universidade Dom Bosco, UNDB, no Renascença II. Este ano, o curso terá como base a obra de Jacques Lacan.

A proposta do curso é estudar o que se acredita ser as bases da psicanálise: as formulações de Freud e Lacan. No ano passado, as discussões estavam alicerçadas nas formulações freudianas em seu duplo aspecto, seu descobrimento do inconsciente e a invenção das invariantes que determinam o laço que se estabelecem entre analista e o paciente que, com Lacan, chamamos discurso analítico. Este ano estudaremos o ensino de Lacan, a formalização que Lacan realiza na obra freudiana, tanto em relação ao inconsciente, quanto ao laço social que Freud inventa.

Considerado como um dos grandes intérpretes da obra de Freud, Lacan inovou a psicanálise ao afirmar que o inconsciente está estruturado com uma linguagem. Ao passo que Freud institui, em diferentes momentos de sua elaboração, a primeira e segunda tópica  para dar conta da estruturação do aparelho psíquico, Lacan parte de três registros, o real, o simbólico e o imaginário, para tentar de fundamentar ao sujeito que fala na experiência analítica. O sujeito do inconsciente lacaniano se aliena a sua imagem, se faz escutar nas rupturas, nos hiatos de seu discurso e se defende de um real ameaçante com os sentidos que o simbólico lhe permite articular.

Segundo o coordenador da OrLa, o psicanalista Eduardo Riaviz, a principal contribuição de Lacan é perceber que a psicanálises é uma prática onde está em jogo a palavra do paciente e do analista, que a função da palavra se articula ao campo da linguagem e que, por tanto, há que ter a linguística como ciência piloto, como a ciência que permite formalizar  o gênio de freudiano.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail centropsicanaliticool@gmail.com ou no local.