Home Notícias Confira entrevista com a Coordenadora Geral do Movimento Quebradeiras de Coco

Confira entrevista com a Coordenadora Geral do Movimento Quebradeiras de Coco

Featured Video Play Icon

A entrevistada do Bom Dia Maranhão, desta terça-feira (20), foi a Francisca Nascimento, Coordenadora Geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.  Na ocasião, ela falou sobre o funcionamento do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.

Das mais de 300 mil quebradeiras de coco existentes nos quatro estados; Maranhão, Pará Piauí e Tocantins, cerca de 80% não possuem a posse ou o domínio da terra. Pela Constituição Federal, por serem comunidades tradicionais ela têm o livre acesso aos babaçuais, pois, utilizam o babaçu para sobrevivência em regime de economia familiar.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins emerge como uma organização que representa os interesses sociais, políticos e econômicos deste grupo, dando a estas mulheres a possibilidade de serem vistas e reconhecidas. Isto possibilita a chance de se desenvolverem, por meio do conhecimento e experiência que o trabalho do movimento oferece, bem como a verem o mundo além das comunidades.

O Movimento estima que suas conquistas geram benefícios diretos e indiretos para cerca de 400 mil mulheres quebradeiras de coco babaçu.