Home Cultura Mostra “Máscaras de Fofão” fica aberta para visitação até a segunda-feira (19)

Mostra “Máscaras de Fofão” fica aberta para visitação até a segunda-feira (19)

Mostra “Máscaras de Fofão” fica aberta para visitação até a segunda-feira (19)

Ainda dá tempo de conferir a exposição “Máscaras de Fofão”, disponível na sala Maia Ramos, no Palacete Gentil Braga. A mostra temática reúne 40 máscaras de fofão feitas manualmente por alunos de oficina homônima e fica aberta para visitação até esta segunda-feira (19), das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Marlene Barros, artista visual responsável pelo projeto, explicou que a oficina foi ministrada em janeiro, no próprio palacete. Nela, alunos da comunidade, de várias faixas etárias, aprenderam a técnica de produção que consiste na sobreposição de camadas de papel e cola em um molde de argila.

Para a artista, a principal colaboração das máscaras é o resgate histórico-cultural. “Muitas pessoas não conheceram as máscaras originais de carnaval feitas de papel machê. Com o processo de industrialização em que estamos inseridos, parte dessa cultura se perdeu.” Atualmente, o material mais utilizado é a borracha, que, para alguns foliões, se torna inconveniente. Outros levam em consideração o fator da exclusividade.

Por isso os interessados podem adquirir algumas das peças expostas, que estão à venda. “Alguns alunos optaram por vender suas máscaras, deixando valor e telefone para contato. A negociação é feita diretamente com eles, nós apenas fazemos a mediação”, explicou Marlene.

A exposição foi aberta no dia 1º deste mês.