Home Maranhão São José de Ribamar Suspeitos de atirar contra camponeses em São José de Ribamar são presos

Suspeitos de atirar contra camponeses em São José de Ribamar são presos

Suspeitos de atirar contra camponeses em São José de Ribamar são presos

Na manhã deste domingo (18), uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), coordenada pelo Secretário Jefferson Portella, prendeu um dois homens que estavam armados e efetuando disparos, em ameaça a camponeses da comunidade indígena Engenho, em São José de Ribamar.

Os suspeitos foram identificados como Edson Silva, sargento da Polícia Militar, e Rafael Diniz dos Anjos. Ambos foram levados à Superintendência Especial de Investigações Criminais (Seic).

Ameaças

Na última semana, um desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão realizou uma visita surpresa à mesma comunidade e acabou sendo surpreendido com a presença de jagunços no local.

Segundo o desembargador, pelo menos quatro carros apareceram no local com intuito de assustá-lo. Além disso, fogos de artifícios foram utilizados pelos suspeitos para afastá-lo da área.

Violência no campo

Diversos casos de violência são registrados anualmente no Maranhão. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, apenas em 2015, 40 famílias foram expulsas de suas terras. Também foram registradas 3669 ameaças ou tentativas de expulsão de camponeses em todo o estado. Os dados apontam que, no mesmo ano, foram também registradas 131 casas e 225 roças destruídas, além de seis assassinatos, número que aumentou no ano seguinte. Em 2016, foram 13 assassinatos no campo.