No último dia do Carnaval de Todos (13), a Avenida Beira-Mar foi tomada por uma multidão que não se intimidou com as chuvas já esperadas para o mês de fevereiro, e aproveitou a festa no mais novo Circuito Carnavalesco Joãosinho Trinta, trecho compreendido entre a Praça Maria Aragão e a Casa do Maranhão.
O circuito para blocos de trio elétrico, jardineiras e mini trios deu vida a um dos pontos mais bonitos da cidade, no trecho da Avenida Beira-Mar, entre casarões históricos e a vista para o Rio Anil.
A estreia do circuito foi aprovada por milhares de moradores e turistas que acompanharam o Bloco do Lamparina com a participação de grandes nomes da música como os paraenses Pinduca e Gaby Amarantos, Bloco Bota Pra Moer com o Grupo Criolina e a participação da cantora Elza Soares, Bloco Flávia Bittencourt e convidados como a cantora Maria Gadú e o Bloco Argumento, com Péricles e Fundo de Quintal.
Nos cinco dias de folia do Carnaval de Todos, a estudante Victória Nassar, de Tocantins, que pela primeira vez passou o carnaval em São Luís, disse que imaginava que a festa fosse bem menor, e que acabou ficando surpresa com a energia do povo maranhense.
“Estou acompanhando o carnaval maranhense desde sexta-feira (9), e estou triste por ter acabado. Pensei que a festa fosse ser bem menor, mas foi enorme. O Maranhão está de parabéns, pois se percebe que o estado está em um rumo totalmente diferente, isso se dá devido a uma gestão competente”, afirmou a turista.
O berço do carnaval maranhense, a Madre Deus, também recebeu programação durante os dias de folia, em quatro pontos diferentes, na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Casa das Minas. A programação começava cedo, a partir das 16h, com a apresentações de blocos e shows, encantando o público em um dos pontos mais tradicionais da cidade.
Diferentes tipos de manifestações culturais e agremiações carnavalescas animaram os foliões com as noites de programação da Passarela do Samba. Os brincantes eram recepcionados pelo toque dos tambores e o gingado das coreiras com apresentação de Tambores de Crioula durante o período carnavalesco.
Durante o período carnavalesco, mais de 200 atrações movimentaram os espaços públicos de São Luís, com apresentações de blocos tradicionais, alternativos, afros e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais e nacionais.