Home Maranhão Imperatriz Famílias retornam às casas mesmo com área ribeirinha em estado de alerta

Famílias retornam às casas mesmo com área ribeirinha em estado de alerta

Famílias retornam às casas mesmo com área ribeirinha em estado de alerta

Após cinco dias em abrigos organizados pela Prefeitura de Imperatriz, ribeirinhos retornaram às suas moradias na tarde desta terça-feira,13. Na semana passada, nível do rio Tocantins chegou a 7,22 metros acima do leito normal e afetou cerca de 130 famílias.

Nos últimos dias foram transferidas 46 famílias que ficaram desalojadas, mas apenas sete foram direcionadas aos abrigos do Parque de Exposições, as demais foram recebidas por familiares.

Um monitoramento diário da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que atualmente o nível do rio está 6,27 metros acima do marco zero, ainda em estado de alerta. “Algumas famílias retornaram por conta própria porque viram que as águas baixaram, mas as previsões para vazão nos próximos dias é de 9 a 10 mil metros cúbicos por segundo, mantendo o nível acima de seis. Nossa orientação é que retornem apenas quando o leito chegar ao nível quatro”, adverte.

Mesmo durante o feriado, técnicos  mantiveram regime de plantão pra prestar assistências aos ribeirinhos abrigados no Parque de Exposições e às demais famílias das áreas de risco que não foram afetadas.

Estrutura dos abrigos montada no Parque de Exposições será mantida até o final do período chuvoso.