Home Maranhão São Luís Defesa Civil intensifica ações contra riscos no período chuvoso

Defesa Civil intensifica ações contra riscos no período chuvoso

Defesa Civil intensifica ações contra riscos no período chuvoso

A campanha de Prevenção de Riscos e Desastres será intensificada como forma de reforçar as ações durante o período de chuvas na capital, principalmente em áreas consideradas de risco.  Como parte das ações de contingência para o período chuvoso, a Defesa Civil vai intensificar o trabalho durante o período carnavalesco. Os plantões iniciam a partir desta sexta-feira (9) até a próxima Quarta-Feira de Cinzas (14).

Agentes estarão de plantão para atender às demandas do órgão que chegam através dos telefones. Além disso, uma equipe estará pronta para atuar, a qualquer momento, caso aconteça algum sinistro de grandes proporções. Os órgãos municipais e estaduais que integram o Plano de Contingência do Município também estão em alerta. Além da Cruz Vermelha, Grupo de Prevenção e Resgate e Legião da Boa Vontade, que atuam de forma voluntária na cidade, integram o plano.

O trabalho educativo também está sendo intensificado. Durante a ação as famílias são orientadas sobre os perigos durante o período chuvoso e quanto à forma de proceder em casos de possíveis deslizamentos. Entre os materiais educativos distribuídos estão folders, cartilhas voltadas para o público infantil e adesivos com os números da Defesa Civil (3212-8473 ou 153).

Dois tipos de materiais educativos são distribuídos: o folder e cartilhas voltadas para as crianças que também precisam aprender de uma forma lúdica quais as consequências desses fenômenos e o que fazer durante uma ocorrência. O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado.

Além disso, a Guarda Municipal de São Luís vai atuar na segurança da Passarela do Samba, durante o período carnavalesco, com rondas no local. Do dia 9 até o dia 13, todos os dias, o efetivo  da Guarda estará reforçando a segurança do local, com rondas em viaturas e motocicletas, onde acontecerá os desfiles dos blocos tradicionais e também, escolas de samba. Na apuração dos resultados dos desfiles, que acontecerá no Cine Teatro da Cidade, a Guarda Municipal de São Luís contará com um contingente de 14 homens.